Atendemos em todo o Território Nacional, agende a sua consulta por videoconferência ou presencial clicando aqui.

O Direito dos Militares à Conversão da Licença Especial em Pecúnia e o Prazo Prescricional

Muitos militares das Forças Armadas haviam perdido o direito de pleitear o recebimento, em pecúnia, da Licença Especial não usufruída e não computada, em dobro, para fins de inatividade, em razão da ocorrência do prazo prescricional (data da inatividade e de ingresso da ação superior a 5 anos).

Para contextualizar melhor o assunto, a Licença Especial estava prevista no Estatuto dos Militares, e, era a autorização para o afastamento total do serviço, relativo a cada decênio de tempo de serviço prestado. Essa licença era concedida mediante requerimento do militar e teria duração de 06 (seis) meses, podendo ser usufruída de uma só vez, ou parcelada em 02 ou 03 meses.

Ocorre que a Medida Provisória nº 2.215-10/01 extinguiu o benefício em questão, no entanto, assegurou o direito daqueles que já haviam completado o decênio legal, os quais poderiam usufruir da licença ou requerer a sua contagem em dobro para a inatividade. A Licença Especial somente poderia ser convertida em pecúnia, no caso de falecimento do militar.

Como vocês podem notar, há uma lacuna na legislação, pois não consta a situação do militar que não usufruiu a licença e nem utilizou em dobro para a contagem para a inatividade.

Diante de tal questão, muitos militares que estavam nessa situação procuraram a justiça para receber, em pecúnia, a Licença Especial não usufruída e não computada para fins de alcançar o tempo necessário para a inatividade (30 anos). O posicionamento dos Tribunais, nem sempre pacificado, era de que o valor era devido, sob pena de enriquecimento ilícito da Administração.

No entanto, o que também prejudicava os militares que já se encontravam na inatividade, sem que tivesse usufruído da Licença Especial ou utilizada em dobro para fins de inatividade (30 anos), era a prescrição, que ocorria em cinco anos a contar da data da passagem do militar para a inatividade.

Em 24.05.2018, foi editada a Portaria Normativa nº 31 do Ministério da Defesa, reconhecendo a possibilidade de conversão em pecúnia da Licença Especial não usufruída e não utilizada em dobro para fins de inatividade, inclusive nos casos em que os militares das Forças Armadas tivessem auferido vantagens financeiras decorrentes da permanência em atividade.

Ressalte-se que a superveniência da Portaria trouxe como consequência a renúncia à prescrição, que é quando se reconhece um direito após transcorrido o prazo prescricional.

O efeito prático disso é que o militar que se encontra na inatividade, seja por reforma ou transferência para a reserva remunerada há mais de 05 (cinco) anos, poderá receber as remunerações correspondentes as Licenças Especiais não usufruídas e que não foram utilizadas em dobro para a inatividade.

Ressalte-se, ainda, que os efeitos da renúncia à prescrição retroagem à data da inativação, incidindo, na hipótese, a prescrição quinquenal das parcelas.

Assim, tendo o militar sido transferido para a inatividade há mais de 05 (cinco) anos, sem ter usufruído das licenças especiais, tampouco utilizado para fins de contagem, em dobro, para inatividade, faz jus a conversão dessa licença em pecúnia.

Natália Ciriani Junqueira de Araújo Freitas

Advogada  | Coordenadora de Petições Iniciais

OAB / MG 125.434

“O direito se transforma constantemente. Se não segues seus passos, serás cada dia um pouco menos advogado” (Eduardo Couture).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp